quarta-feira, 1 de junho de 2011

ORIGAMI

                                                                        Tsuru      
Entre todas as coisas lindas e necessárias que já postei aqui, chegou a vez do Origami. Uma arte sublime e simples que é estudada na disciplina de adereços com o instrutor Agamenon de uma forma maravilhosa.
Aqui está uma curiosidade de um origami muito famoso, mas logo em seguida coloquei umas referências para uma pesquisa maior. Bem, deliciem-se!
"...por mais de mil anos, os japoneses escreveram poemas, histórias populares e mitos..., pintando-o, esculpindo-o e venerando-o como símbolo de longevidade, felicidade, fidelidade e boa sorte. Os hábitos de vida do animal inspiraram frases e metáforas que descrevem o comportamento nipónico. Os japoneses imitaram-no e tentaram dançar com ele. Caçaram-no, mataram-no e comeram-no quase até à extinção. Deram o seu nome a cidades e a ruas. Fabricaram pequenos pássaros de papel dobrado e penduraram-nos cuidadosamente em grinaldas coloridas de templos e santuários..."   

ORIGAMI é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. A origem da palavra origami se á dos desenhos nos lados o desenho á esquerda, significa ORI que deriva do desenho da mão e seu significado é dobrar e o outro desenho á direita é o  KAMI, que deriva do desenho de uma seda e seu significado é papel e espírito de Deus.
O mais famoso origami é o Tsuru. Conhecido como pássaro da sorte, é a ave sagrada do Japão. Dizem que se uma pessoa dobrar mil tsurus terá sucesso em algum pedido.
                                                                  
                                                                              Clique para aumentar a imagem

                                                    Animação em stop motion com a criação de um tsuru.
Sempre envolto a toda uma simbologia, o tsuru tem uma recente lenda muito difundida no Japão, sobre uma garotinha que após a segunda guerra, sofria de câncer por causa da radiação da bomba atômica, lançada pelos americanos. A garota de apenas dois anos na ocasião do ataque foi uma das muitas vitimas da radiação da terrível bomba atômica e sofria de leucemia. Quando tinha 12 anos seu câncer foi diagnosticado. Seu caso comoveu muito o povo japonês e estudantes de Nagoya conheciam a lenda dos 1000 tsurus, que segundo essa lenda quem conseguisse fazer 1000 tsurus, mentalizando um pedido, este se realizaria. Os estudantes enviaram a jovem os 1000 tsurus como uma mensagem para não desistir. Então a jovem se pôs a fazer os 1000 tsurus, mas não houve tempo e o câncer venceu a terrível batalha pela vida. Alguns dizem que ela conseguiu fazer 966 tsurus e faleceu. Esse fato correu todo o Japão, e virou sinônimo de Esperança e Força. Hoje em Hiroshima existe a estatua em homenagem a uma jovem com os dois braços abertos carregando um grande tsuru com as asas abertas, que simboliza a luta pela vida e a    Esperança.

 Estátua em Hiroshima de Sadako Sasaki

Fontes:

1 comentários:

Unknown disse...

Os origames são uma mistura de terapia e criação; arte e concentração; atividade e saudação!

Beijos Turma!

Viva Agamenon e sua turma!

Viva aos Origames!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...