quarta-feira, 29 de junho de 2011

Maquiagem Indígena - Pesquisa Cinematográfica

Pois então gente... Duas colegas queridas, estudantes de maquiagem artística, Nayara Homem e Roberta Nascimento, entraram em contato comigo pedindo um post especial para somar à pesquisa sobre maquiagens tribais, colocando, aqui no nosso blog, links de alguns filmes sobre o tema (alguns deles comentados na aula de maquiagem com Marie Thauront).
Eu fiz isso! E fiz um pouquinho mais... Ampliei a pesquisa, colocando aqui outros títulos com a temática "tribos indígenas" (todos os tipos de tribos) para todos que gostam de cinema, artes cênicas e para quem sempre para e observa o trabalho dos maquiadores dentro de uma produção (cinematográfica ou teatral).
Já vou dando beijos a todos, porque tem muito link daqui para baixo. Beijos
Clara Ribeiro


O Amor e a Fúria de Lee Tamahori

Argumento: Em Auckland, na Nova Zelândia, vive a família Heke. O pai é violento e constantemente bate na mulher. O filho mais novo tem problemas com a polícia, e o mais velho vai se juntar a uma gangue. Já a filha tem seus próprios problemas.

Link: http://www.torrenthound.com/hash/1777a999c3f6f837a00e5cb5308e6ef3cf8d0081/torrent-info/Once-Were-Warriors-1994-DVDrip-XviD-Legendado-PT-Memb-avi

O Novo Mundo de Terrence Malick

Argumento: No início do século XVII poucas mudanças haviam ocorrido na Amér ica do Norte. Apesar de ter sido descoberto em 1492, o continente continuava sendo uma grande área de mata primitiva, aparentemente interminável, habitada por várias tribos indígenas. Em abril de 1607 três pequenas naus, carregando 103 homens, partem da Inglaterra para este mundo pouco conhecido, com o objetivo de estabelecer nele raízes culturais, religiosas e econômicas. No navio Susan Constant, o principal da frota, está John Smith (Colin Farrell), um homem de 27 anos que foi condenado à forca por insubordinação e está agora acorrentado abaixo do convés. Quando o navio aporta John é libertado pelo capitão Christopher Newport |Christopher Plummer|, que considera que seus talentos possam ser úteis para que a tripulação sobreviva neste mundo desconhecido. Os navios ingleses aportam, sem saber, em meio a um império indígena sofisticado, que é governado por Powhatan |August Schellenberg|. Os ingleses enfrentam dificuldades para se adaptar a este novo mundo, o que faz com que John busque ajuda junto aos homens locais da tribo. É quando ele encontra uma jovem impulsiva e voluntariosa, apelidada pela família e amigos de Pocahontas (Q'Orianka Kilcher), que é também a filha preferida de Powhatan. Em pouco tempo surge a paixão entre John Smith e Pocahontas, o que faz com que eles tenham que enfrentar a resistência de ambos os lados.

Link: http://www.megaupload.com/?d=P9MTPKNG


Apocalypto de Mel Gibson

Argumento: Durante o declínio do Império Maia, pouco antes da colonização européia na América Central, um pequeno grupo que vive na floresta tropical é dizimado e capturado. Jaguar Paw (Rudy Youngblood) é um dos capturados que tenta a todo custo defender sua família dos violentos ataques.

Link: http://filmeshunter.com/aventura/download-apocalypto/

Encantadora de Baleias de Niki Caro

Argumento: A tribo Maori, que vive no leste da Nova Zelândia, acredita ser descendente de Paikea, o domador de baleias, que levou seu povo até o local onde vivem, cavalgando uma baleia. manda a tradição que o filho mais velho do chefe assuma o posto de descendente de Paikea, mas quando o atual líder morre, quem assume o posto é sua filha de apenas 11 anos, que terá que provar ao avô que uma mulher pode ser a chefe do seu povo. a garota, Keisha Castle-Hughes foi a mais jovem indicada ao Oscar de atriz principal

Link:http://webcineblog.blogspot.com/2009/10/encantadora-de-baleias-whale-rider-2003.html

Brincando nos campos do senhor de Hector Babenco

Argumento: Um casal de evangélicos e seu filho pequeno embrenham-se na selva amazônica brasileira para catequisar índios ainda arredios à noção de Deus. Martin Quarrier (Aidan Quinn) é sociólogo e termina sendo motivado pelas experiências de outro casal, os Huben. As intenções religiosas e a harmonia entre brancos e índios no local ficam instáveis devido à presença de Lewis Moon (Tom Berenger), um mercenário descendente dos índios americanos.

Link:http://laranjapsicodelica.blogspot.com/2010/06/brincando-nos-campos-do-senhor- 1991.html


Dez Canoas de Rolf de Heer, Peter Djigirr

Argumento: Na Austrália, quando havia somente as tribos aborígenes, dez homens vão ao pântano coletar ovos de gumang, uma espécie de ganso. Dayindi, um jovem guerreiro, corteja a mulher mais nova de seu irmão mais velho. Para que ele aprenda os costumes corretos, contam a ele a lenda de um passado mítico. Baseado em lendas aborígenes, o filme é assinado oficialmente como ''um filme de Rolf de Heer e do habitantes de Ramingining'', região onde foi filmado. Os diálogos são falados no dialeto ganalbingu, pela primeira vez captado num filme de ficção. Participou da mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes de 2006.

Link: http://cinemadown.blogspot.com/2007/01/dez-canoas-ten-canoes-2006.html

Dança Com Lobos de Kevin Costner

Argumento: Durante a Guerra Civil Americana, o jovem Tenente John Dunbar (Kevin Costner) protagoniza um ato heróico e, por sua opção, vai servir em uma região infestada de índios. Ao invés de participar de algum extermínio, ele consegue uma ousada aproximação com os nativos, descobrindo sua cultura, costumes e seu modo de comunicação. Vencedor de 7 Oscar, incluindo Filme, Diretor, Roteiro Adaptado e Fotografia.

Link: http://www.educacaoefilmes.org/2009/07/danca-com-lobos-dublado-e-legendado.html

Rapa-Nui – Uma Aventura No Paraíso de Kevin Reynolds

Argumento: No ano de 1680, duas classes dividem a população da Ilha de Páscoa. Às vésperas de grande competição, cujo ganhador será eleito o campeão da ilha, o nobre Noro quer casar-se com a bela plebéia Ramana. Inconformado, o escravo Make resolve participar do desafio. Rapa Nui é um filme de 1994 que faz uma leitura a respeito da vida dos povos que habitaram a Ilha de Páscoa num período anterior à chegada dos europeus. Tal leitura fica de acordo em boa medida com os estudos acadêmicos sobre a ilha, apesar de alguns anacronismos notórios e da inevitável liberdade tomada pelo diretor em determinados trechos da obra.
Link: http://cafesfilosoficos.wordpress.com/2009/09/22/rapa-nui-uma-aventura-no-paraiso-1994/

• Este blog não hospeda nenhum arquivo de filme. Todos os links colocados aqui servem apenas para fins acadêmicos, não podendo ser, em nenhuma hipótese, comercializados.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...