Hummm!!!
Adoro esse ritual: ligar o computador (tlin tlan tlon), abrir o Browser (plin), teclar o endereço do blogger (tlec tlec tlec tlec), apertar “enter” (traa), começar escrever alguma coisa no nosso Blog Artes Dramática e... Tan, tanraran tanrarannnnn, tanraran tanrarannnnn, tan tan tan tan tan tannnnnnn, twin*.
O ritual como um todo é bom... o cheiro do café e das jujubas descansando em minha mesa, o tilintar da xícara listrada sobre o pires (tlin, tlin), os gemidos dos meus cachorros ao meu pé (nhan nahn nhan) ou, como hoje, o barulho da chuva atrás da porta (chuáaaaa, vrummm, ping ping ping ping)... tudo é música, ou melhor, tudo é efeito sonoro - onomatopeias em meu post.
Claro que há, neste momento, uma música incrível tocando em meu itunes... mas essa música sem os todos os outros sons que completam o som do meu escritório e que juntos constroem uma outra canção - uma mais complexa - existiria um vazio fantasmagórico ao meu redor que me faria correr léguas. É que morro de medo de fantasma (Dlinnnn... Momento Dadaísmo)
E para as artes cênicas, então?! Como a sonoplastia é importante para um espetáculo teatral, ou para um filme... Sim, porque ninguém merece assistir aqueles filmes cheios de vazios sonoros da dublagem mal feita (Argh!). No teatro ela dá ênfase as cenas, traz força as expressões. No cinema ela dá veracidade ao filme, porque no mundo não há silencio, só canção. (Hummmm! ai ai)
E aqui no blog nos damos os links para baixar esses efeitos tão necessários para a construção sonora de nossos projetos cênicos. É só clicar (click click click) nos links do quadro abaixo.
(SMACK) para todo
Clara Ribeiro
0 comentários:
Postar um comentário