Desde 23 de Março/11, na Cinémathèque, em Paris, está aberta a exposição: Stanley Kubrick (Stanley Kubrick, l'exposition), exibindo objetos valiosos - como partes dos cenários, correspondência, documentos de pesquisa, fotografias, trajes, acessórios e até os projetos inacabados do diretor - que nos ajudam a entender um pouco mais o processo criativo desse artista maravilhoso, gênio admirado por tantos outros gênios.
Link da exposição: http://www.cinematheque.fr/fr/expositions-cinema/kubrick/
Muito apropriadamente o designer, observador, comentarista e consultor de moda, Eduardo Motta, publicou no seu site Radar uma postagem sobre essa exposição e mais recentemente, na ultima edição da Use Fashion (Li a edição do jornal, apresentado e comentado por Renata Pitombo, no mesmo dia em que passou o filme para a turma de figurino do IFBA), uma resenha sobre o figurino de uma das maiores obras de Kubrick: o filme Laranja Mecânica.
Imagem: site "If we don't, remember me"
"A Clockwork Orange" (título original) é um filme magnífico! Eu me sinto suspeita em publicar elogios aqui, porque o filme está no topo da minha lista de favoritos. Na verdade, Krubrick como um todo encabeça a lista com outras duas preciosidades - "O Iluminado" (1980) e "Dr. Fantástico ou Como Aprendi a Parar de me Preocupar e Amar a Bomba” (1964) .
A história, pincelada com princípios Steampunk - no qual um futuro improvável foi criado apenas da imaginação do Autor, a partir das suas observações sobre o então presente ano de 1962 - foi traduzida para o cinema com o amparo estético do próprio diretor, dos diretores de arte Russell Hagg e Peter Shields e da figurinista Milena Canonero.
Claro que preciso frisar aqui a importância, também revelada na resenha de Eduardo Motta, do figurino para construção simbólica do filme. Cada "look" criado por Milena é carregado de uma gama de significados que revelam parte da própria substância do filme.
Imagem: site "If we don't, remember me"
Stanley Kubrick nasceu no dia 26 de Julho de 1928 em Nova Iorque. Considerado inteligente, apesar das suas más notas na escola, foi enviado pelo pai em 1940 para Pasadena, na Califórnia, onde um tio deveria orientar os seus estudos. Voltou ao Bronx em 1941 para terminar os estudos secundários, não se notando qualquer alteração no seu comportamento e resultados acadêmicos. O pai tentou interessá-lo pelo xadrez com sucesso. Tornou-se rapidamente um jogador de algum gabarito e chegou a participar em partidas apenas pelo dinheiro. Aos treze anos o pai ofereceu-lhe uma máquina fotográfica despertando uma nova paixão no jovem. Conseguiu vender uma das suas fotos à revista Look que acabou contratando-o. Ao mesmo tempo o seu interesse pelo cinema tornou-se tão grande que não descansou enquanto não começou a filmar. Em 1950 investiu todo o seu dinheiro na realização do seu primeiro documentário Day of the Fight (1950), (Continue lendo no site Webcine)
A história, pincelada com princípios Steampunk - no qual um futuro improvável foi criado apenas da imaginação do Autor
Claro que preciso frisar aqui a importância, também revelada na resenha de Eduardo Motta, do figurino para construção simbólica do filme. Cada "look" criado por Milena é carregado de uma gama de significados que revelam parte da própria substância do filme.
Milena Canonero, uma italiana de Turim, tem um currículo invejável. Responsável pelos figurinos de títulos como "Barry Lyndon" (1975) (seu primeiro Oscar de melhor figurino) e "O Iluminado" (1980) - ambos dirigidos por Krubrick -; dos cults e newcults "Expresso da Meia-Noite" (1978), "A Morte e a Donzela" (1994), "Titus" (1999), "A Vida Marinha com Steve Zissou" (2004) e o incrível "O Poderoso Chefão III" (1990); dos plásticos "Dick Tracy" (1990) e "Tango" (1998); dos também 'oscarizados' "Carruagens de Fogo" (1981) e o belíssimo "Maria Antonieta" (2006); também do recentíssimo "O Lobisomem" (2010) e mais tantos outros filmes lindos e expressivos na história do cinema. São mais de 40 anos de carreira com diversos prêmios e indicações em todo o mundo e, mais do que isso, muito talento e personalidade em suas criações.
Ela é o tipo de artista que ficamos fãs por suas obras, sem ao mesmo conhecer a personalidade por trás delas.
Ela é o tipo de artista que ficamos fãs por suas obras, sem ao mesmo conhecer a personalidade por trás delas.
Imagem: site "If we don't, remember me"
Assista o Filme:
Sinópse: No futuro, Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele usado em experimento destinado a refrear os impulsos destrutivos, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca. (http://www.adorocinema.com/filmes/laranja-mecanica/)Assista o Filme:
Link do Filme: http://laranjapsicodelica.blogspot.com/2010/05/laranja-mecanica-1971.html
Beijo grande,
Clara Ribeiro
• Este blog não hospeda nenhum arquivo de filme. Todos os links colocados aqui servem apenas para fins acadêmicos, não podendo ser, em nenhuma hipótese, comercializados.
1 comentários:
Filmaço para Atores, Diretores, Cenógrafos, Figurinistas, Maquiadores, Culinaristas, Psicólogos e afins...
O Filme é Bom Pacas!!
_Ednei_
Postar um comentário